Criar uma Loja Virtual Grátis
CURIOSIDADES CLIQUE AQUI

VOCÊ SABIA QUÊ?

 Futuca

Você sabia que, o cognome de “Futuca” quer dizer: Apelido que foi dado ao distrito, foi colocado por causa do costume que o povo local tinha de ficar cuidando da vida uns dos outros? Fofocando, fuxicando, levando e trazendo fuxico, ou seja: Futucando. Daí veio a alcunha de Futuca. E até o próprio Teodoro dos Santos (Piu do Futuca), que defendia este lugar com “unhas e dentes”; ao sentir na pele este carma por ser também acometido por uma onda de fofocas, fuxicos e calúnias chegou a dizer: Isto não é o Futuca, isto é, o sem jeito!!!

Casamento 

Que

O primeiro casamento a-se realizar na Igreja Católica foi gratuito? De acordo com a tradição seu (José Martins) construtor da obra prometeu que se acabasse a obra naquele ano devido à construção ter caído várias vezes por causa das constantes chuvas que derrubava as paredes de adôbro, o primeiro casamento que se realizasse na Igreja seria de graça, pois era uma prática antiga da Igreja Católica, cobrar por este tipo de sacramento. O primeiro casamento foi de Nilson gonçalves e Dona Rita.

Telhado

Que o primeiro telhado da Igreja, foi feito pelo seu Vicente numa Olaria na fazenda de seu Alziro?

Que um bêbado de região circunvizinha atrapalhou o celebrar de uma missa da Igreja? Pensando que fosse uma festa, entrou armado de faca e facão na cintura, e com um enorme saco de farinha na cabeça, e permaneceu por longo tempo ajoelhado dividindo as atenções, enquanto o saco balançava-se para a direita, e para a esquerda.

Documento

QUE

De acordo com dados da prefeitura de Maiquinique para o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, no histórico de Valdolino Mineiro Cunha: São (dez hectares de terra). Em 18 de abril de 1969, o então prefeito de Maiquinique,( adquiriu dez hectares de terras) pertencidas ao senhor Alfirio Alves Ferreira, onde foi instalado o distrito de Pouso Alegre, Município de Maiquinique. Fonte: Prefeitura Municipal de Maiquinique Autor do Histórico: VALDOLINO MINEIRO CUNHA. Mas... Conforme cópia gentilmente cedida, citação de uma parte do documento lavrado no livro 3-g da prefeitura, consta assim: (Certifico e dou fé que as folhas 108 do livro 3-g foi transcrito em data de 11 de Junho de 1969, sob no R-11 344 a escritura pública de compra e venda de uma parte da terra de um imóvel rural denominado Boa Vista que passou a se chamar (Pouso Alegre) situado na zona do córrego da Lama município de Maiquinique, comarca de Macarani Estado da Bahia, sem nenhuma benfeitoria, medindo esta parte de terras e a área remanescente (Nove hectares 9 Noventa 90 Ares e Quarenta e Seis 46 Centiares), limitando o imóvel na sua totalidade com herdeiros de Francino Gobira, Norberto José Vieira e o ribeirão na qual figura como adquirente prefeitura municipal de Maiquinique Estado da Bahia representada neste ato por seu prefeito Nelson José de Oliveira, havido por compra a Alfírio Alves Ferreira, conforme a Escritura pública de compra e venda, datada de (18 de Abril de 1969.) Veja que tem uma pequena diferença, mas é certo que a posse do imóvel pertence única e exclusivamente desde Abril de 1969, a prefeitura municipal de Maiquinique.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1






MAPA DO SUDOESTE DA BAHIA

MAPA DO SUDOESTE BAIANO

NOSSA BAHIA

A história da Bahia se confunde com a própria história do país. Em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, no ano de 1500, o Brasil foi descoberto com a chegada dos portugueses e a celebração da primeira missa, em Coroa Vermelha, por frei Henrique Soares de Coimbra. Nesses cinco séculos de muitas histórias, a Bahia foi palco de invasões, como a Holandesa, das guerras pela Independência, e de conflitos e revoltas, como a Sabinada e a dos Malês. No século XVI, a Bahia foi movida pela economia do pau-brasil e da cana-de-açúcar, seguida pelo ciclo do ouro e do diamante. A fase áurea da cana-de-açúcar, inclusive, proporcionou o surgimento da nobreza colonial, provocando um aumento populacional e também financeiro, principalmente na capital, o que pode ser comprovado pelas construções das principais igrejas da cidade, como a de São Francisco, a igreja de ouro, a venerável Ordem Terceira de São Francisco, com fachada em barroco espanhol, e a Catedral Basílica, onde está o túmulo de Mem de Sá, o terceiro governador-geral do Brasil, e a cela onde morreu o padre Antônio Vieira.

Quer saber mais sobre a BAHIA?( CLIQUE AQUI)

SEJA BEM VINDO AO PORTAL HISTÓRICO.

WELCOME TO HISTORIC SITE.

Bienvenido al Sitio Histórico.

 

Aqui você encontra somente conteúdo histórico que seja relevante,e confiável.Fique a vontade, por ser histórico:voce também pode extrair conteúdos deste Portal,sendo usados para fins honestos e proveitosos.Sendo obrigatório citar o site:pousoalegreba.no.comunidades.net/e a fonte da qual este site,utiliza algumas informações. Nestes termos fique a vontade para extrair o que você achar interessante.Muito obrigado!! 

 

 

 

 

 



PONTE DO DESCASO

Ponte do Descaso, inaugurada no futuro cai no presente? É isso mesmo.  

De acordo com depoimentos de vários moradores da vila de Pouso Alegre,esta ponte Fabrício de Lacerda foi inaugurada como se fosse no ano 2000,pelo Sr.prefeito José Francisco de Lacerda(Zé Tupete).Mas por ironia do destino caiu em Novembro de 1999, foram cerca de 200 sacos de cimento jogados fora, a final de contas o dinheiro não são deles não é?.De lá pra cá, já – se passaram 12 anos,e isso porque é uma ponte de extrema importância pois divide dois grandessíssimos Estados da federação, e o "engraçado" é que os governos municipais não vêem assim, nenhuma  importância nisso,ou ao menos finge que não ver.É uma vergonha ter que atravessar de um estado pra outro a pé e em cima de um tronco de árvore como você pode ver na foto,isso é a ponte que liga Bahia e Minas Gerais. Ao longo destes 12 anos já se beneficiaram conquistando votos em campanhas políticas prometendo reconstruir a ponte, os seguintes prefeitos: (Denílson Porto, Wiliam Valadão,Nivaldo Guimarães, Nemésio Meira Júnior,e Jesulino Porto que é o atual prefeito do Município). Próximas eleições vem aí, fiquem atentos.

Reportagem de: Anaílson Pereira 5/10/2011.

 DRAMAS PARTICULARES....

 Antiga escola Francino Gobira

 Antiga escola Valter José de Oliveira

As escolas Francino Gobira e Valter José de Oliveira vivem os seus “dramas” particulares, a pergunta é? Qual de nós desaparecerá da verdadeira historia? Bem, você não entendeu? Vamos tentar explicar. A escola Francino Gobira foi construída em 1976, no mandato de Claudionor Coelho dos Santos, e a Valter José de Oliveira em 1980,quando Nataniel Silveira era o prefeito, porém nenhuma constava oficialmente como escolas municipais existente; segundo: as secretarías de ensino do município, e que só a partir de [1994 ou 1995] é que elas passaram a constar como escolas Municipais legalmente. E, dai? Ai é que entra o x da questão: A escola Valter José de Oliveira está montada em cima do antigo prédio que era da Verdadeira escola Francino Gobira, quando deveria ter permanecido como Francino Gobira e construído um novo Prédio para o Valter José de Oliveira. E a escola Francino Gobira funciona no prédio que se denominava (Clube Maria de Piu), segundo: informação da secretaría. Pois bem, havia necessidade disso? Com essa manobra toda ou uma delas deixará de existir da sua verdadeira história ou continuará a existir com placas de inauguração recente, por administradores municipais também recentes. E toda uma história vai pelo ralo do orgulho Transitório da política vaidosa de muitos que não respeita a dignidade de antepassados, que também fizeram pelo distrito quando ainda as coisas eram muito mais difíceis, cada coisa há seu tempo. Também todas as pessoas que estudaram nessas escolas não têm seus passados que são dignos de serem lembrados com a própria história? Tem que ser apagada? Uma história não deixou de existir só porque não tinha um registro. E as pessoas que viveram nela? A quem interessa o apagar dessa história? Pois então, Maria de Piu não merece a honra de ser lembrada pelo Clube Maria de Piu? E Francino Gobira também não? Então quem merece? Possivelmente quem merece é quem chegou hoje, e não quem chegou ontem? Enquanto no Mundo inteiro tudo o que é histórico é tombado como patrimônio da humanidade, em Pouso Alegre, tudo que é histórico pode ser “tombado” literalmente para a demolição da história. Somos humildes sim, mas não somos tolos, pense nisso, estamos de olho!!

Reportagem de: Anaílson Pereira.


VOCÊ SABIA?

A ocupação no baixo vale do Jequitinhonha localizado ao Norte de Minas - se deu nos Séculos XVII e XVIII. Com a diminuição da corrida pelo o Ouro, inserindo assim uma nova atividade econômica, a agropastoril. Através dessa nova realidade, a região passou a ser explorada para a pecuária e a agricultura de subsistência, atividade essa, que causou naturalmente alteração no meio natural principalmente por causa de pastagens para criação de gado. Isso causou alteração na vegetação Nativa que aos poucos foi substituindo florestas tropicais como ombrófila densa, e floresta estacional semi-decidual por pastagens como foi proposto pelo levantamento do projeto (RADAMBRASIL folha SD. 24 Salvador). E nunca mais deixou de ser explorado irresponsavelmente. A ação do homem na busca pela exploração de madeira, pela caça e a pesca predatória, tem levado a redução e o desaparecimento de espécies de árvores Nativas, e de animais silvestres. O mau uso dos rios, e riachos, a exemplo do (Ribeirão do Salto) e seus afluentes com esgotamento dos pântanos para ceder espaço á pastagem, tem secado e reduzido consideravelmente o nível de água nos rios e riachos, que também vem sendo poluídos, com esgotos despejados nos mesmos. Tem levado a degradação em massa dessa bela Região. Principalmente nos municípios de (Jordânia MG e Maiquinique BA), na linha limítrofe. Notam-se muitas nascentes de água que se secaram ou diminuíram por causa dessas ações sem controle, sem conhecimento algum, e sem responsabilidade ambiental. Alguns rios, córregos e riachos que apresentam sinais evidentes da ação do homem com desassoreamento (esgotamento), são eles: (Córrego da Lama, Córrego da Emídia, Ribeirão do Salto, Etc...Município de Maiquinique. Córrego do Estrela, Córrego do Pedro Perdido, Ribeirão do Salto, Etc...Município de Jordânia). Ainda não existe nenhum controle regional competente que visa combater para diminuir esse impacto ambiental nessa região.

 

Reportagem: Anaílson Pereira

VEJA COMO FICA O TEMPO EM NOSSO MUNICÍPIO TODOS OS DIAS

VEJA COMO FICA O TEMPO TODOS OS DIAS, NESTAS CIDADES PRÓXIMAS, FIQUE POR DENTRO.   

 JORNAL DA MÍDIA-Bahia

 

 

 

 

 

Sites do Brasil

 Novobr

 sites-do-brasil.com

a-bahia.com


POUSO ALEGRE-BAHIA